O MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL - FALTA DE VISÃO?

O esporte é uma das grandes paixões de milhares de pessoas em todo o mundo e desperta o interesse de vários segmentos do mercado.

O esporte envolve mídia e é visto pelo "consumidor" como uma ferramenta de entretenimento, saúde e lazer. Por esta visibilidade, empresas querem utilizar o esporte como veículo de comunicação entre a empresa e o consumidor de seus produtos: torcedor, telespectador, esportistas, leitores e afins.

Infelizmente no mercado brasileiro de Marketing esportivo a maioria das empresas tem "receio" de investir neste tal segmento, por medo de ter a marca associada a polêmicas, pela falta de conhecimento de seus profissionais de marketing e desinteresse em disponibilizar uma parte do seu poder publicitário ao esporte. Sendo assim essas empresas apoaim-se apenas em esportes que já estão no topo.

"Onde está então o empreendedorismo e de fato o profissional que tem a capacidade criar oportunidades e não apenas de apoiar-se nelas?"

Temos uma série de clubes e atletas no Brasil que estão em busca de algum patrocínio, como exemplo do Botafogo F.R. no estado do Rio de Janeiro.

O Clube começou uma "nova era", uma reestruturação a sete meses e já colhe os frutos de tal empenho conforme entrevista publicada no próprio site do Botafogo, onde Miguel Ângelo da Luz - Diretor de Esportes Olímpicos quando foi perguntado sobre a evolução do Clube respondeu:

"Evolução do clube:
“Estamos brigando pelas primeiras posições em todos os esportes que disputamos e em quase todas as modalidades. Nos campeonatos estaduais em todas as categorias, estamos brigando pelo título. Além disso, já conquistamos um Carioca sub-21 de polo aquático e fomos vice no Troféu Brasil. Vamos agora disputar o Sul-Americano de basquete nas categorias de base e podemos conquistar esse título importante tanto no feminino, onde somos tricampeões, quanto no masculino. A natação tem ganho tudo no Infantil e já melhorou o desempenho no mirim e petiz. Só não temos a melhor equipe no júnior, em todas as outras, inclusive o sênior, ganhamos tudo no estadual e tivemos bom desempenho no Maria Lenk. Todos os esportes estão bem, mas os aquáticos, sediados no Mourisco Mar, estão realmente de parabéns, não tenho do que reclamar”."

O Clube também tem projetos para o futuro mas esbarra na questão: PATROCÍNIO.
Estudos comprovam que o Marketing Esportivo é uma ótima plataforma para alcançar o público e proporciona um ótimo retorno aos seus investidores além de rejuvenescer e dar prestígio a imagem corporativa.
Conforme matéria publicada no site do IBME ( Institudo Brasileiro de Marketinhg Esportivo) referente ao rejuvenescimento provocado pelo MKT Esportivo: "Um dos grandes institutos de pesquisa do mercado e opinião pública realizou um estudo sobre a eficiência do patrocínio esportivo no Brasil e neste estudo a maioria dos entrevistados (63%) reconhece a importância do Marketing Esportivo e não a vê como desperdício de verba de marketing pelas companhias."
Então o que falta para este tipo de investimento no Brasil? Profissionais com capacidade de criar oportunidades e não apenas de apoiar-se nelas? Ou empresas mais informadas e com espírito empreendedor?
CONCLUSÃO: O marketing esportivo no Brasil é um enorme bolo que tem fatias saborosas que podem ser deliciadas pelas empresas. Cabe a estas empresas abrir os olhos pois muitas oportunidades são buscadas por elas e seus "limitados" profissionais do marketing no horizonte, enquanto se estas empresas olhassem para os lados, veriam uma série de possibilidades para seu crescimento e investimento.

Por Eduardo Duarte de Pontes

Comentários