Tabu ALTURA - Preconceito com goleiros e goleiras ou falta de visão?

Um tema tem sido frequentemente abordado no futebol, tanto no masculino quanto no feminino: Estatura dos goleiros.

Tem sido uma prática comum clubes dispensarem ou não darem a devida atenção a goleiros e goleiras considerados "baixos" para a posição sem que ao menos sejam analisadas algumas características que muitos destes possuem, mas que precisam ser trabalhadas.
Andreia Suntaque e Hope Solo
Um goleiro de 16 anos e 1,79m é considerado pequeno, assim como uma goleira que tem 18 anos e 1,70m por exemplo! E isso acontece com atletas de menor idade, como exigências de clubes de que goleiros devem ter 1,80m ou 1,90m com 13 anos!

A estatura de alguns goleiros (Fonte: Globoesporte.com)

E qual seria o problema: 

Preguiça associada a busca de um jogador ou jogadora prontos para o clube ganhar dinheiro "sem ter trabalho"? 

Ou a intromissão de cartolas que mal entendem sobre futebol e estão preocupados apenas com seus bolsos e seguem assim padrões de escolas internacionais, e por pouca inteligência neste quesito, perdem profissionais (goleiros e goleiras) que se destacariam facilmente, desde que o clube estivesse disposto a trabalhá-los?

Eu acho que os preparadores de goleiros brasileiros poderiam fazer um encontro nacional dos preparadores de goleiro e apresentar estudos científicos, baseados na fisiologia, anatomia e biomecânica onde o tema abordado seria: "Qual a altura certa para ser goleiro? - Quebrando tabus e mostrando que altura não é documento!".

Onde estão os estudos de vocês preparadores? Sabemos que um goleiro de menor estatura pode render mais do que um goleiro que é mais alto do que ele. Tudo depende de características musculares, físicas e fisiológicas! Explosão muscular, impulsão, reflexo, velocidade de reação, etc.

Os clubes querem goleiros altos porque ninguém ainda criou coragem de desenvolver um encontro desse porte para provar que goleiros e goleiras que hoje são considerados baixos podem dar um show em guarda-metas mais altos!

Até quando os preparadores continuarão reféns dos clubes e até quando perderemos talentos por aceitar o que mandam e esquecer tudo que foi vivenciado e estudado?

Altura não é documento no que diz respeito a goleiros e quem já jogou, joga ou trabalha com futebol, seja masculino ou feminino, sabe disso!

Comentários

  1. oi tenho 15 anos e tenho 1,77 queria saber se ja tenho a altura ideal para ser um goleiro da base..

    ResponderExcluir
  2. oi tenho 17 anos e tenho 1,73 eu queria saber se essa altura boa para ser um goleiro de base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente você é baixo, a altura para um goleiro sub-15 é de 1.80, então acho que não

      Excluir
    2. mano vcs ainda sao alto e eu que tenho 14 e só tenho 1,52

      Excluir
    3. 1,73 pra um goleiro de campo é bem baixo, melhor tentar carreira no futsal

      Excluir
    4. Tenho 12 anos e 1‚60 tenho tamanho para ser um goleiro de base?

      Excluir
  3. Oi eu tenho 1,73 tenho 15 anos e queria saber se essa altura e boa pra eu se goleiro

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome e lucas tenho 15 anos e 1.92 altura tenho chance de cer goleiro?

    ResponderExcluir
  5. ola, mande estes comentários para esses clubes de merda, que acham que tem bola de cristal. na verdade que manda e quem tem mais grana! meu filho mede 1,78 tem 15 anos e um baita goleiro. mas na cabeça de alguns treinadores a extatura, e quem manda.. ele fez um teste no fiquerense,sc passou mas na hora disseram que ele a estatura dele ela baixa fala, serio diser que um garoto de 15 anos com 1,78/79 e baixo desanima qualquer um.

    0bs. o andrada do vasco, o leao do palmeiras . o mazzaropi da década de 80/90 eram considerados os melhores goleiros do pais e mediam no máximo 1.75 m para finalizar o harlei do goias mede 1,78 e pega muito.
    o goleiro mais baixo tem com certeza maais explosão comparado a um mongoloide de 2 metrss de altura porque na minha opinião que sou goleiro profissional um goleiro de 2,mertos so serve para pegar mamão. e mau maau pegar pênalti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso msm, eu tenho 16 anos tenho 1, 84 sou goleiro, e pego pra Karamba mas não tenho a oportunidade de fazer teste

      Excluir
    2. Tenso mais eu como goleiro de Society e futsal tentei joga em campo infelizmente altura manda pq a altura do gol e 2m e pancada eu só tomo gol de coberta ou de falta alta e cabeçada por causa que mesmo com minha agilidade e impulsão não consigo chega na bola

      Excluir
  6. oii eu tenho 14 anos e 1.72 e tenho muito reflexo e agilidade porque eu treinava futsal, eu queria saber se eu tenho chance de ser goleiro de campo, oque ce acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 17 anos, tenho 1.76 de altura. Sou bem ágio e tenho bastante reflexo, quero uma chance pra provar que tamanho não é documento.

      Excluir
    2. Tenho 17 anos, tenho 1.76 de altura. Sou bem ágio e tenho bastante reflexo, quero uma chance pra provar que tamanho não é documento.

      Excluir
  7. Olá, tenho 17 anos e tenho 1,65 m queria uma chance pra provar que consigo ser goleiro profissional, é dificil mais eu não vou desistir. Não posso desistir da minha vida. do meu sonho. Acreditar sempre galera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae mano acreditar sempre, estou torcendo por você, espero que realize seu sonho!! Tenho a mesma altura que você, só precisamos de oportunidades para mostrarmos nosso talento amigo!!!
      Valeu e abraços!

      Excluir
    2. Isso ae mano acreditar sempre, estou torcendo por você, espero que realize seu sonho!! Tenho a mesma altura que você, só precisamos de oportunidades para mostrarmos nosso talento amigo!!!
      Valeu e abraços!

      Excluir
    3. Eu também acredito estou na mesma fé que a sua eu tenho 1,71 e estou lutando para ser um grande profissional você que eu consigo também?

      Excluir
  8. Tenho 15 anos , 1,68 de altura, tenho bastante reflexo, explosão e velocidade será que com tantas qualidades a altura pode prejudicar?

    ResponderExcluir
  9. Realmente, nesse ponto o futebol brasileiro é uma desgraça. Estou morando em Portugal, meu filho tem 14 anos e 1,73. Aí no Brasil já ele teria sido mandado embora pelo tamanho. Aqui em Portugal, está jogando há 4meses no Boavista, clube de 1ª divisão, e já está chamando a atenção dos clubes maiores, pelas belas atuações que vem fazendo.
    Ele é rápido, salta muito e tem ótima técnica. Eu penso que o goleiro mais baixo deve aprofundar-se na rapidez e força, além de ser muito bom tecnicamente.

    ResponderExcluir
  10. Tenho 17 anos e 1.66 de altura, meus amigos dizem que eu pego muito, e que tenho um bom reflexo, saída de gol, e que pulo bastante na bola... Jogo Futsal, mas meu sonho é ser goleiro de futebol! Gostaria de saber se tenho chance de se tornar um goleiro profissional!?

    ResponderExcluir
  11. altura não quer dizer nada eu tenho 1,70 jogo na base e vou para Portugal daqui uns dia. tem goleiros maior que eu que são meus reservas oque conta é sua vontade agilidade ,flexibilidade ,impulso ja ouvi ja que sou baixinho mas sempre elogiado porque oque conta é na hora no campo .

    ResponderExcluir
  12. Tenho 16 anos e estou com 1,81, a estatura colabora pra realizar esse sonho de ser goleiro de campo ?

    ResponderExcluir
  13. acabei de fazer 12 anos e tenho 1,60m com essa altura tenho chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No cruzeiro peneiras pra goleiro sub 13 tem q ter no minimo 1,75

      Excluir
  14. Tenho 15 anos 177cm é aqui em Goiânia tenho chance de virar profissional já que ainda vou crescer mais aqui na minha região os goleiro tem em média 184cm é acho que eu chego até lá , msm que vcs não joguem em um clube grande o importante é realizar o sonho msm que joguem sem ganhar dinheiro o importante é ser goleiro de futebol .

    ResponderExcluir
  15. Ola tenho 13 anos e tenho 1.75 ja tenho tamanho pra ser goleiro da base

    ResponderExcluir
  16. Tenho 12 anos tenho 1 56 tenho tamanho pra minha categoria campo 12 13

    ResponderExcluir
  17. Tenho 14 anos 1,78 completo 15 em agosto de 2017 sou baixo ?

    ResponderExcluir
  18. Tenho 18 anos e tenho 1,86 de altura será se tenho chance ???

    ResponderExcluir
  19. Meu filho tem 16 anos e 1,62m ele segue esse sonho com garra e eu vejo a determinação dele e o desapontamento por parte dele quando ele faz um peneira e só não é aprovado por seu tamanho

    ResponderExcluir
  20. Oi meu nome é weslen tenho 20 anos e tenho 1,61 de altura meu professor fala que garo muito bem.
    Eu gostaria de saber com esta idade e altura eu tenho chance de jogar ema algum time forte?

    ResponderExcluir
  21. tenho 13 anos com 1,79 essa altura é boa??

    ResponderExcluir
  22. eu tenho 12 anos 1,53 de altura tenho chance?

    ResponderExcluir
  23. e eu já estou em uma escolinha de fotebool jogo de goleiro

    ResponderExcluir
  24. Iae tenho 15 anos e 1,77 será q bom pra ser um goleiro de base?

    ResponderExcluir
  25. mas e impostante q nos quer ser goleiro
    tem q ter força nas perna pra saber agente voa para bola
    mas eu tenho 14 anos meu altura e 1,74

    ResponderExcluir
  26. Acabei de fazer 12 anos tenho 1.47 será que tenho chance

    ResponderExcluir
  27. tenho 14 anos e tenho 1,70 pra minha idade esse tamanho é bom pra jogar no campo?

    ResponderExcluir
  28. Tenho 14 anos de idade e 1.66 de alturae pra minha ida da pra jogar de goleiro de campo

    ResponderExcluir
  29. 13 anos 1,80 será que tenho chance de ser goleiro de campo?

    ResponderExcluir
  30. Olá meu nome é Filipe tenho 16 nos e 1,97 de altura e 98 kilos está bom minha altura e peso

    ResponderExcluir
  31. Galera bora fazer uma campanha pra provar que tamanho nao é documento os melhores goleiros hoje sao baixos .Wuiker fariñez .Oscar perez rojas.etc mas se nos nao nos esforçamos nao dá mesmo bora criar grupos comentar e tentar provar que temos talento. Me chamem no watsapp por favor para montar um grupo de goleiros baixos por favor :33 987513319 . Se corrermos atras conseguimos o mundo entao vamos lá❤💪

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!