- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Gestão esportiva: A administração, organização, marketing, economia, legislação aplicável e economia que são usados e estejam relacionados com as práticas esportivas e atividades físicas.
É incrível o que uma troca de gestão pode proporcionar ainda mais quando esta gestão é esportiva.
Clubes, seleções, projetos, modalidades esportivas e afins podem ser muito bem sucedidas ou não em suas metas e planejamentos e isso está diretamente ligado à gestão dos mesmos.
Hoje, lendo o meu jornal matinal li a seguinte notícia: "Basquete brasileiro é Campeão Sul-americano" e isso, automaticamente, me fez lembrar e "analisar" a evolução deste desporto desde que houve a saída de Gerasime Grego, ex-presidente da CBB - Confederação Brasileira de Basquete.
De dois anos até os dias de hoje, com a criação do Novo Basquete Brasil - NBB, o basquete no Brasil ganhou mais visibilidade, credibilidade e isso trouxe não só patrocinadores, como também trouxe novos ares aos praticantes do desporto, aos atletas, aos clubes e também à Seleção Brasileira de Basquetebol.
A NBB ou LNB (Liga Nacional de Basquete) "surgiu da união dos principais protagonistas do basquete nacional, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol. Baseada no que há de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB traz ao País a ideia consagrada pela NBA: uma liga independente, gerida pelos próprios clubes".
Sabemos que ainda há muito o que melhorar, mas a mudança na forma de gerir o basquete já rende frutos: maior visibilidade e consequentemente maior número de adeptos do esporte, fato que aumenta o consumo de produtos voltados para este segmento e com isso torna o esporte um bom investimento para empresas e produtos obterem visibilidade e alcançarem suas propostas de MARKETING. E é isso que o Basquete precisa: PARABÉNS, NOVO BASQUETE BRASIL! Exemplo de gestão de sucesso.
BOTAFOGO DE FUTEBOL DE REGATAS TAMBÉM É UM EXEMPLO DE GESTÃO ESPORTIVA
O clube Botafogo de Futebol e Regatas é um outro ótimo exemplo de gestão esportiva, e um ótimo exemplo para o país.
Desde que Maurício Assunção assumiu a presidência do Botafogo, juntamente com Miguel Ângelo da Luz como Diretor de Esportes Olímpicos, o clube evoluiu muito.
O clube passou a investir não só em estrutura como também em suas divisões de base e esportes olímpicos.
No futebol, os atletas de todas as categorias voltaram a ter prazer em defender as cores do Alvinegro Carioca que investe não só no trabalho técnico, tático e físico do esporte como também na educação e acompanhamento dos atletas.
Nos esportes olímpicos, como basquete, natação, pólo aquático e afins, a filosofia é a mesma: Investir na base é pensar no futuro do clube, onde é fundamental uma base sólida que reflete a seriedade de um trabalho campeão.
O RESULTADO: O Botafogo de Futebol e Regatas é figura constante na mídia esportiva em todas as categorias, cedendo atletas para as seleções regionais e Seleções de base de diversar modalidades.
Atualmente a convocação do goleiro Jeferson para a Seleção Brasileira principal, a atuação de Loco Abreu (atacante do time alvinegro) na seleção Uruguaia e as conquistas de outros desportos como Futsal, Basquete, Natação, Pólo Aquático, Voleibol e Remo, trazem visibilidade e essa traz retorno.
Marketing direto e que beneficia o clube em relação à obtenção de patrocínio, venda de produtos e solidificação absoluta de sua imagem.
Neste caso a FILA, Bozzano, Neo Química Genéricos e demais patrocinadores só tem a ganhar. (A FILA ganha grande destaque não só pela visibilidade nos uniformes como também pela qualidade e viabilidade financeira dos produtos)
Que tanto o basquete nacional quanto o Botafogo de Futebol e Regatas sejam exemplos a serem seguidos por outros clubes e modalidades esportivas para que o país possa solidificar ainda mais o esporte a ajudar a crescer uma área muito importante e da qual nós, ligados ao esporte, precisamos e ainda ouviremos muito falar: MARKETING ESPORTIVO.
O Brasil precisa de gestores de verdade e não de torcedores à frente de clubes: Parabéns Maurício Assunção e Miguel Ângelo.
SIGA no Twitter: @Edu_pontes , @FilaBR , @NBB_Noticias , @BotafogoOficial , @CBB_basquete, @GloriosoBFR
basquete nacional
BFR
botafogo
Bozzano
cbb
eduardo pontes
El loco
Fila
gestão esportiva
jeferson
Mauricio Assunção
Miguel Ângelo da Luz
nbb
Neo química Genéricos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!