As Grandes Mídias e o Descaso com o Futebol Feminino

        Na noite desta segunda-feira o Presidente do C.R. Vasco da Gama, Roberto Dinamite, declarou no ciclo de palestras dos presidentes dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro, realizado na Casa do Saber, na Lagoa que "Clubes precisam apoiar o futebol feminino".

            A informação foi confirmada pelo blog Da Arquibancada que esteve presente no evento: “Roberto ressaltou ainda que a realização de campeonatos, muitas vezes, é inviabilizada pelos custos envolvidos e cobrou mais apoio do governo, da CBF e das federações. "Os clubes e as empresas precisam de incentivos para investirem na modalidade".”

            No evento, dentre outros assuntos, Dinamite falou sobre a volta de Juninho Pernambucano ao ‘Gigante da Colina’, fato que ocorrerá daqui a 3 meses. Jogador vem para a disputa do campeonato brasileiro.

            Sites como Globo.com, Folha.com e Lancenet.com.br abordaram apenas a volta de Juninho ao Vasco e este tipo de atitude, ainda mais vindo de sites referência na disseminação de notícias como esportes e com um grande poder de alcance, mostram o interesse da mídia em divulgar a modalidade no país.

            O futebol feminino é noticiado hoje através de blogs e sites sobre a modalidade como Futebol Feminino Profissional, Batom na Bola, Da Arquibancada, Uma Vida Com Futebol dentre outros que lutam contra a maré e mesmo sem apoio/patrocínio mostram que acreditam na modalidade.

            Com encontros como o realizado pelo Vasco da Gama no último dia 26 (I Encontro de Futebol Feminino do Brasil) espera-se mudar a mentalidade do país do futebol em relação às mulheres da bola.

            “Nossas mulheres são guerreiras. Na verdade, super heroínas que enfrentam a tudo e todos para manter viva a chama do futebol feminino” – Edu Pontes, Comentando no Esporte.

            Jogadoras como Laylla Mariana (ex atlético, Santos e hoje na University of Texas at San Antonio) e Fabiane Nascimento (com passagens por equipes como Juventus, São Bernardo, Palmeiras, Ventura County Fusion-EUA e outros) esperam poder viver bem e ver o quadro do futebol feminino mudar: “Infelizmente não espero muito do futebol feminino no Brasil, mas espero que isso me surpreenda e mude. Sempre tem muitos projetos e coisas que podem acontecer mas não acontecem. Nem tenho muito o que falar, pois é difícil opinar sobre algo que não tem consistência.” – concluiu Laylla.

            “Treinar, jogar, estudar e ter um trabalho além do futebol  faz parte da realidade diária das jogadoras brasileiras como Fabiane” – Edu Pontes.

            Muitas outras ‘Layllas, Fabianes, Martas, Carlas, Marias e Joanas' vivem nesta mesma expectativa. Infelizmente existe um machismo e consequente desvalorização do futebol feminino. Se trata de um esporte único onde um atleta masculino recebe até R$700mil por mês enquanto atletas profissionais do feminino muitas vezes nada recebem.
           
            "Precisamos de bons gestores com visão empreendedora e que pensem mais no esporte do que em si mesmos" declaração do Coronel Tadeu Correia, diretor de futebol do Vasco no encontro do dia 26/03.

            A união dos clubes (amadores e profissionais) para troca de experiências e opiniões contribuem para o crescimento do esporte e para que todos possam corrigir os passos do trabalho em prol das mulheres e do futebol. Isto acontecendo, não haverá mais esta “discriminação” e descaso das grandes mídias quando o assunto é O Futebol Feminino Brasileiro.

            Parabéns aos donos de blogs, sites e outras formas de redes sociais consideradas "autônomas"  pelo trabalho realizado. Parabéns às nossas atletas e demais profissionais da bola pela garra e perseverança. São todos exemplos da busca por um sonho e se depender da força e união que vem sendo demonstrada não só teremos o direito de sonhar, como a alegria de acordar e ver que aquele sonho se tornou realidade.

Comentários

  1. A maior verdade que temos é, que somente nós que trabalhamos com o futebol feminino e junto com o vasco e a marinha conseguiremos monstrar muitas coisas. A mídia é suja e interesseira. O jeito esta em continuarmos a imcomodar toda essa corja, unidos com o mesmo propósito.

    Que bom que estamos juntos !!!!

    Abraços... Ale.

    ResponderExcluir
  2. Conta comigo aqui em SP e com minha empresa VALEU Mkt!
    Abs.

    Sérginho - valeumkt@valeumkt.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!