- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Neste sábado, dia 10 de setembro,
a Seleção Brasileira Masculina de Basquete se consagrou campeã!
Na partida de sábado, semifinal
entre Brasil e República Dominicana, o Brasil conquistou a tão sonhada e
esperada vaga para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Vaga na final para enfrentar a Argentina,
O Brasil evoluiu desde a primeira
partida. Foi ganhando consistência, melhorando o trabalho de bola, os
arremessos de três pontos, as infiltrações, e o mais importante no basquete: A
defesa!
Não foi apenas a vitória pelo que
foi feito dentro de quadra, mas principalmente, por tudo que foi feito fora
dela. Um trabalho de renovação e gestão da modalidade, com objetivos a serem
alcançados e todo um planejamento!
Que este trabalho continue sendo
realizado visando agora uma medalha olímpica!
Além da importância da vaga nas
olimpíadas, após 15 anos, se espera que o renascimento do basquete brasileiro
tenha influência direta dentro de cada estado e consequentemente de cada clube
que já teve em sua história uma equipe de basquetebol, seja ela masculina ou
feminina.
Em um país em que cerca 2% da
população (aproximadamente 2.000.000 de pessoas) tem pré-disposição genética
para o desporto, temos muitos talentos sendo desperdiçados em todas as
modalidades. No basquete não é diferente.
Que o marketing da Confederação
Brasileira de Basquetebol (CBB), que hoje é gerido pela Brunoro Sports Business
(BSB), uma empresa privada do renomado José Carlos Brunoro, renomado
profissional de marketing esportivo com grande histórico de sucesso como a
gerencia da parceria entre Parmalat e Palmeiras na década de 90, invista na disseminação
do esporte em todo o território nacional, afinal não se pode pensar em um
futuro promissor e vitorioso da modalidade se não tivermos nossas crianças
praticando nas escolas, quadras e em escolas de formação de atletas (o que chamamos
de escolinhas).
Somente aproveitando este grande
feito da modalidade (a conquista da vaga) com apelos de marketing na TV,
jornais e afins, poderemos criar uma identificação de nossas crianças com
nossos atletas e automaticamente se criará uma identidade entre elas e o desporto.
Esse papel de massificação do
esporte cabe às Confederações de cada modalidade. Assim é com o Vôlei (CBV) e assim
começa a ser feito com o Basquete (no caso do basquete, começa e esperamos que
continue).
O problema das Confederações é
não ter profissionais qualificados em gestão, ou que acham que são
qualificados.
Estudar sobre gestão não garante que você será
um bom gestor. O diferencial está naqueles que já possuem traços de liderança,
coordenação e visão. Que pauta sua vida por critérios, valores, ética e, acima
de tudo, tem bom senso, sabendo usar mais a razão do que a emoção e não deixa
que a balança pese à favor de ninguém que não mereça, e isso já nasce com o
indivíduo.
Que as Confederações de cada
desporto tomem a CBB e a CBV como exemplo.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!