Pular para o conteúdo principal

Tribuna do Interior: Gestão e marketing precisam andar juntos

http://itribuna.com.br/esportes/noticias/6542/

Matéria publicada no site Tribuna do interior 

Gestão e marketing precisam andar juntos

Ana Carla Poliseli
João Paulo W. Benassi
José Carlos Brunoro proferiu palestra sobre marketing esportivo
Como parte da programação dos 25º Jojups, ontem à noite foi realizada uma palestra sobre marketing esportivo com José Carlos Brunoro, um dos mais importantes nomes do marketing esportivo do Brasil. Durante a conversa com dirigentes, empresários locais, profissionais e acadêmicos de educação física e áreas afins, ele comentou sobre a necessidade de que o marketing esportivo mude o foco, deixe de ser visto como tático para ser estratégico.
Segundo ele as empresas não entendem muito bem o que o esporte pode fazer por ela. “Elas só vêem o que podem fazer ao patrocinar o esporte, não integram o que há de bom no esporte para a cultura da empresa”, comenta. Apesar de apontar o erro nas empresas, ele também comenta que os dirigentes não sabem aproveitar as vantagens do marketing. “Faltam bons projetos. O erro de muitos é chegar para a empresa e dizer que o projeto é barato. Ele não quer saber se é barato, quer saber o que pode agregar à sua marca”, diz.
Na palestra voltada para dirigentes, em sua maioria de cidades pequenas, ele ressaltou outro grande erro na forma como o marketing esportivo é visto. “As pessoas tem muita ilusão de procurar as grandes empresas. O esporte é democrático, cabe no bolso de qualquer um”, afirma. Para exemplificar o tema, ele explicou que em uma corrida de bairro é muito mais lucrativo procurar comércios da região, que se identifiquem com o que está sendo usado do que com multinacionais que não sabem nem onde fica aquela cidade.
Brunoro explicou que a palestra não foi para dar soluções. “Estou ouvindo os problemas e dando minha opinião”, diz. José Carlos Brunoro é presidente do Conselho da BSB (Brunoro Sport Business) e diretor da Confederação Brasileira de Basquete. Um dos mais destacados atletas e técnico do voleibol nacional, campeão Mundial Interclubes em 1984.
Integrou a comissão técnica medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles. Desde a década de 90, tem se destacado no meio do futebol, sendo gerente de futebol na co-gestão entre Palmeiras e Parmalat, que deu vários títulos ao time.  Já foi consultor do Ministério do Esporte e membro do Conselho Nacional de Esportes. É diretor de mercado da Confederação Brasileira de Basquete. Presidente de Conselho de BSB e presidente executivo de Sports e Strategy.
Grandes competições
Brunoro também comentou sobre as preparações do Brasil para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Segundo ele, para o segundo o país está mais preparado. “Primeiro por ser concentrado em um único local e também por termos mais tempo está bem adiantado o ritmo do Rio de Janeiro”, diz.
            Em relação à Copa, ele explicou que ela vai acontecer, mesmo perdendo o que há de melhor na realização desses jogos. “As cidades não estão aproveitando a presença dos jogos para ter infraestrutura completa. O que fica da Copa é o turismo, a vontade de conhecer aquelas cidades onde o jogo aconteceu. É uma pena, mas a copa acontece.”
Segundo ele, assim como para as grandes realizações, falta gestão em tudo o que se relaciona ao esporte. “Em relação às competições o número não é o que assusta, o que falta para que os empreendimentos tenham sucesso é planejamento. Um plano diretor para o esporte”, afirma. Apesar dos problemas, ele se diz otimista. “Essa semana dei uma palestra no ministério do esporte. Eles queriam montar um planejamento para 15 anos para o esporte. Isso nunca aconteceu, então estou com esperança de que algo mude”, finaliza.

Comentários