Um projeto que está dando certo


Em agosto de 2011 anunciei aqui no blog o início de um projeto voltado para meninas que jogam futebol. O projeto, que era um sonho antigo do técnico Alexandre Amaral, se tornou também uma questão de honra para mim, que comecei a trabalhar com a modalidade no início de 2009 junto com o técnico Alexandre. 

O projeto, nomeado de Projeto Futuro Futebol Feminino, se iniciou após o clube onde trabalhávamos aqui no Rio de Janeiro encerrar o projeto de futebol feminino e deixar dezenas de meninas desamparadas. Unimos nossas vivências como esportistas, experiências profissionais, bem como o fato de Alexandre ser técnico formado pela Associação Brasileira de Técnicos de Futebol e eu ser especializado em Gestão Aplicada ao Esporte.

Técnico Alexandre Amaral (de branco) e eu, Eduardo Pontes.

Apesar de não termos estrutura física e financeira, por conhecer a realidade social destas meninas, seria uma covardia deixa-las a margem da sociedade, sem nenhum amparo e oportunidade de, através do esporte, vislumbrar uma vida melhor. 


Nosso projeto tem como missão, educar, socializar e gerar oportunidades através do esporte, proporcionando alegria, bem estar e qualidade de vida. 



Não é um time de futebol! É um espaço onde estas meninas possam ocupar seu tempo, melhorar suas valências físicas, interagir através do esporte e manter a mente e corpo são e onde procuramos educar e ensinar a ter bons valores, bons costumes e ética. 



Nosso projeto tem por visão a crença no futebol feminino como ferramenta capaz de proporcionar um futuro melhor não só através de sua prática, mas também na conquista de oportunidades de estudo dentro e fora do país. 


O mais importante é que a vida de todas essas meninas mudou significativamente também fora de campo. O comportamento delas no convívio familiar melhorou, bem como o apoio da família da pratica do desporto. Hoje as famílias que não apoiavam acreditam no potencial dessas meninas. 

Além disso, as meninas se tornaram mais responsáveis, se cuidam mais e se preocupam com seu bem estar físico e mental. Preocupam-se com estudos, futuro, evitam o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro, além de terem reconquistado ou redescoberto o amor próprio e a autoestima! 


Esse é o nosso maior prêmio! Ver a melhoria acontecer na vida de cada uma delas através do nosso projeto!


Hoje já existe uma procura maior pelo nosso projeto e a indicação por meio das próprias meninas que conhecem o nosso trabalho. Estamos preparando um planejamento para o próximo ano e acreditamos que em 2012 estaremos atendendo aproximadamente 20 a 30 meninas com faixa de idade entre 16 e 25 anos e, apesar dos poucos recursos, continuaremos fazendo tudo possível para manter a qualidade e o foco que é ajudar todas elas a conquistar um futuro melhor através do esporte.

Que venha 2012!

Comentários

  1. Adorei Edu! e que venha 2012, to com você sempre!

    ResponderExcluir
  2. Caro Edu Pontes,

    Sou um dos moderadores da Comunidade do Fut Feminino no já combalido orkut. Já acompanho seus textos e idéias há algum tempo, percebo que és um homem de ação. No entanto já deves está cansado de tantas batalhas, de gritar no deserto.
    Eu, tenho boas idéias, mas não tenho um mecanismo de levar as minhas idéias aonde devem ser levadas, ou seja colocar tudo que penso de forma a ser debatido e analisado a quem realmente é o interessado da discussão, clubes, federações e CBF.
    Sim, sei que você já tem tentado e tenta tudo isso, apenas quero somar em mais tentativas. Talvez tudo que eu vier sugerir você já tenha feito, mas ainda assim quero colocar o que há tanto tempo tenho pensado.
    Primeiro penso em estratégias de se rebater a inviabilidade financeira do negócio Futebol Feminino. Agora a pouco vimos um time do interior do Maranhão montar uma equipe competitiva com parquíssimos recursos a ponto de só ser eliminada da copa do Brasil nas penalidades com uma equipe ,que para os padrões do Fut Feminino ainda insipiente, que investiu bem mais, no caso o Foz Cataratas. Aí você ver as folhas desses times de "camisa" cada jogador de nível técnico fraquíssimo valendo mais que o dobro para se manter um time feminino. Temos que começar a refutar por aí, quando um Fluminense diz que vai fechar as atividades do FF porque é deficitária.
    Em resumo quero discutir, sei que já fez isso bastantes vezes, um plano sério para dá perspectivas ao FF, como fã e entusiasta que sou essa seria minha contribuição à modalidade.
    Para isso gostaria de trocar informações contigo. Tenho meu perfil no orkut(tenho no FB mas pouco uso)e lá gostaria que você me passasse seu msn.
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1074485219748033122

    Estou à disposição.

    ResponderExcluir
  3. Que 2012 venha cheio de supresas #BOAS para o seu projeto, gosto muito de jogar #FUTEBOL, nunca entrei ne um campo de futebol pra jogar com as gorotas mas quando entrei no primeiro treino foi bom e no segundo já saiu #GOOOOOOOOOOOOOOOOOL ! UM GRANDE SONHO MEU É SER JOGADORA DE FUTEBOL FEMININO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!