- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O futebol brasileiro, e que hoje vive de um passado glorioso, a meu ver está muito abaixo do que pode apresentar.
Acho que o grande problema da modalidade é que o atleta e o esporte em si são a última coisa na qual dirigentes, diretores e empresários pensam. O grande foco desse esporte hoje é GANHAR DINHEIRO, e não estou falando de receber seu salário e bonificações por um trabalho bem feito e por resultados alcançados, afinal isso parece até piada e se eu sentar em uma roda de pseudo profissionais do meio 90% deles vai rir da minha cara e vão pedir pra eu contar mais uma engraçada.
Por que clubes vivem endividados? - a resposta é bem simples! Os clubes vivem endividados porque contratam atletas a preço de ouro para que diretores das próprias instituições, dirigentes, técnicos e empresários tirem seu lucro em cima daquele valor, e o atleta acaba sendo o que fica com a menor fatia. Porque não são racionais e não aproveitam nem 20% da sua base, preferindo contratar jogadores de "peso" e salários que pesam de forma violenta na folha e balanço dos clubes.
Ah, mas o clube tal é um clube renomado, de história vitoriosa e PRECISA DE JOGADORES DE NOME E PESO no elenco. Tudo bem, eu até acho importante você ter bons atletas, jogadores com experiência para somar ao grupo em todos os sentidos, mas por que não definir um piso e um teto salarial nos clubes?
Outra coisa é o profissionalismo: Filho, quer jogar aqui no clube? Seu horário de entrada e saída é tal, você tem que cumprir a carga de treinos X. Indisciplina, atrasos e demais atos que prejudiquem o clubes (todos claros nas clausulas aditivas do contrato) são passíveis de DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA! Se você não levar a sério, está na RUA! Simples assim, e o camarada demitido por justa causa ainda paga sua multa contratual!
Mas não vemos isso acontecer nos clubes, por quê? Simples! Porque tem gente demais querendo ganhar dinheiro às custas do operário! É, aquele que se arrebenta, que tem o talento e que parece um garoto que entrou no brejo e sai cheio de sangue-sugas pendurados pelo corpo querendo tirar um pouquinho de $angue do garoto!
E aí entramos no mérito do Futebol Feminino.... clubes não investem, dirigentes não apoiam, federações e outros não estão NEM AÍ PARA A MODALIDADE. E por que será?
Em alguns casos esse descaso com o futebol feminino é sim um problema cultural do indivíduo que pensa que mulher não poe jogar bola, mas para uma grande maioria o problema é que eles não veem como ganhar dinheiro em cima da modalidade e das atletas. Ganhar dinheiro em cima de futebol feminino só se o clube pegar o dinheiro que era destinado à modalidade e desviar para "investir" no masculino ou para encher o bolso de alguém aqui ou acolá... Relatos como esse não são incomuns e todo mundo sabe bem!
Ah, que isso, esse cara está falando besteira!
Quem é do meio sabe como funciona, sabe o que acontece! Vai dizer que não tem clube aí que superfatura o valor de uma contratação para que todos os envolvidos ganhem um dinheirinho em cima? E no fim das contas você fica com um jogador com um nível de futebol que mereceria ganhar 10 mil por mês (o que já é MUITO DINHEIRO), mas apesar do baixo índice técnico o rapaz recebe 250 mil para errar passes de meio metro!
Entendam, não estou desmerecendo o atleta ou a modalidade! O profissional, se é que podemos chamar assim, tem que receber pelo seu trabalho, mas se é considerado profissional DEVE SER TRATADO E COBRADO COMO TAL.
Talvez a estrutura, os salários, as regalias e claro o nível de futebol, porque tem muita mulher ganhando 500 reais por mês que joga mais que alguns marmanjos aí que recebem 50 mil. Mas tirando essa estrutura, a gestão em si é tão antiprofissional quanto!
Nosso futebol está evoluindo? PORCARIA NENHUMA!
O futebol só vai evoluir quando clubes e dirigentes forem realmente profissionais, se preocupem mais com o material humano e com a entidade que representam. Hoje a maioria só quer ganhar dinheiro e pronto! Que se dane o menino ou a menina que sonha em jogar! Se eu consigo ganhar dinheiro em cima, eu to colado, se não, saio fora!
É necessário um modelo de gestão que tenha piso e teto salarial PARA TODOS, metas a serem cumpridas, horários a serem cumpridos. Onde cada um responda por seus atos, ou pela falta deles, e que sejam bonificados por seus méritos, assim como que sejam demitidos por suas falhas. Se não trabalha bem, um abraço pra você! Olho da rua e passar bem! Alcançou metas? Bônus! Não está fazendo seu trabalho corretamente? Cuidado porque seu caminho provavelmente será a fila dos desempregados porque aqui você não trabalha!
Muita gente vai ler isso aqui e falar: QUE LOUCURA! E sei que dirigentes e outros irão ler isso aqui porque meu blog, facebook e twitter são mais observados que a casa do Big Brother, e esses também ficarão indignados! Mas não estou aqui falando asneiras! Só estou falando que é preciso PROFISSIONALISMO dentro do esporte, e muitos se doem simplesmente porque se as coisas no esporte fossem corretas ia ter muito empresário, dirigente, técnico, presidente, jogador e outros que dificilmente arrumariam ou ficariam tempo suficiente nos empregos se dependesse da forma como eles estão acostumados a agir hoje em dia!
O esporte no Brasil não evolui! O problema não é a falta de base, não é a falta de investimento, não é o mercado competitivo... o problema do futebol masculino, ASSIM COMO DO FEMININO e de tantas outras modalidades, é simplesmente A FALTA DE PROFISSIONALISMO e a gestão "a lá qualquer jeito" que é feito!
Ainda precisamos melhorar muito e principalmente precisamos começar a fazer uma mudança de comportamento e começar a fazer uma limpeza e renovação dessas pessoas que hoje são o grande problema do esporte brasileiro!
Mas como costumo dizer, só acho...
Mas como costumo dizer, só acho...
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!