Impressões do Jogo EUA 4 x 1 BRASIL


EUA x BRASIL fizeram no último dia 10 uma partida de 5 gols. Eu ia fazer uma análise mais detalhada, mas estou no trabalho nesse momento e a semana tem sido bem corrida, então vou tentar expôr alguns pontos do jogo.

O jogo mostrou um Brasil desorganizado e uma equipe americana sistemática. Os EUA repetiu o padrão de jogo dos seus últimos 6 jogos explorando as laterais do campo, lançamentos em diagonal sobre a zaga para a jogadora Sydney Leroux, as bolas alçadas na área e algumas bolsa em diagonal quando as laterais estavam marcadas.

O Brasil, que foi com uma equipe relativamente nova e desentrosada, sofreu com o pouco entrosamento de uma equipe que se reuniu e treinou junta apenas duas vezes antes da partida.

Mesmo sabendo do estilo de jogo da seleção americana, o time brasileiro não conseguiu anular as jogadas.

No primeiro tempo, o time se abalou com o primeiro gol sofrido e o pênalti logo em seguida e começar o jogo perdendo de 2 x 0 talvez tenha dificultado ainda mais pelo lado psicológico de tomar 2 gols da melhor seleção do mundo e ter que tentar reverter o placar.

Rosana (que movimentou-se bastante durante a partida, diga-se de passagem) marcou o gol de honra do Brasil ainda no primeiro tempo, em cruzamento de Rilany pela direita.

No meio campo, onde houve bastante espaço do lado Brasileiro durante a partida Zanotti teve uma atuação apagada e a gente sabe que pode render muito mais, Thaissa teve atuação discreta, fisicamente se mostrou bem e com boa visão de jogo. A Laylla, que teve sua primeira convocação, fez  algumas triangulações e desarmes realizados.

O primeiro tempo acabou com o placar de 3 x 1 para os EUA que voltou para o segundo tempo em ritmo mais cadenciado. O Brasil por sua vez voltou mais calmo e tentando estar mais organizado em campo. O baque dos gols já havia passado.

No segundo tempo o Brasil teve boas oportunidades, principalmente com a Raquel, mas esbarrou em uma Hope Solo muito segura e consistente, como de costume, não conseguindo encostar no placar.

Ainda no fim do 2° tempo as brasileiras tomaram mais um gol e a partida acabou assim: EUA 4 x 1 Brasil.

Achei um bom teste para uma seleção brasileira que pode e precisa melhorar muito, e pode muito bem passar a trabalhar mais o toque de bola rápido e objetivo. Nada muito além de 2 toques na bola, exceto em alguns raros e necessários momentos.

Importante também trabalhar mais a forma física e talvez realizar um trabalho físico individual, avaliando a temporada de cada atleta de acordo com seu país de atuação, bem como avaliando também o que está sendo trabalhado pela atleta em seu clube. Talvez seja a melhor forma de tornar o grupo homogêneo fisicamente.

Os gols do jogo foram marcados por Sydney Leroux (15' e 36'), Abby Wambach (17' de penalti), Rosana (25') e Erika Tymrak (76').

Abaixo vocês podem conferir os melhores momentos da partida. Queria o vídeo na íntegra, mas se ele sair eu posto pra quem não viu o jogo poder acompanhar.

Claro que eu não gostei do jogo e queria um Brasil mais organizado, entrosado e mais ciente do estilo de jogo dos EUA, mas acredito que dentro do pouquíssimo tempo que a equipe esteve junta não dava pra fazer muita coisa. Com mais tempo a equipe deve mostrar um futebol mais organizado, mas ainda precisamos trabalhar bastante a movimentação das linhas, toque de bola, forma física, e estar mais atentos a outros detalhes que são muito importantes na preparação ou renovação de qualquer equipe.

Que venha o Torneio Internacional de Brasília e esperamos ver evolução e uma definição de estilo de jogo, afinal o Sul Americano 2014 está logo aí.


Comentários