BASTA SABER OLHAR: Investir no Futebol Feminino gera retorno ao clube.

Mídia espontânea para patrocinadores e clubes
Os clubes e seus dirigentes precisam entender que investir no Futebol Feminino é investir na imagem do clube como um todo.

Comparando a grosso modo, criar um time de futebol feminino é como criar uma bela roupa de baixo custo e colocá-la na vitrine de uma loja. Quem compra (investe dinheiro) aquela roupa está comprando não uma roupa, mas uma marca. Nem precisaria dizer que para criar uma bela roupa é necessário planejar muito bem, fazer moldes, tirar medidas, escolher um bom tecido, etc... e no futebol feminino também é necessário buscar fazer sempre o melhor trabalho possível.

No exemplo citado acima a roupa é o Futebol Feminino, a marca da roupa (Grife/nome da etiqueta) é o clube e quem compra/investe é o patrocinador. (Lembrem-se: é uma "grosseira" comparação para exemplificar)

Então, quando você faz um bom e estruturado Futebol Feminino no seu clube, você não está apenas investindo na modalidade, mas também investindo em imagem, marketing e propaganda da instituição como um todo. Então paremos com o papo de que investir no futebol feminino não dá retorno, okay?! Isso é papo de dirigente que não enxerga um palmo à frente do nariz!

No começo os investidores/compradores desse seu produto (que representa sua marca/instituição) serão pequenos e modestos, mas se você fizer um bom trabalho, bem planejado, com qualidade, com certeza atrairá investidores maiores, com mais condições de comprar o produto que você os oferece.

O patrocinador não quer investir em um produto que está "implorando" migalhas. Esse coitadismo de "pelo amor de Deus, me patrocine porque é um time de futebol feminino e é tudo muito difícil" só afasta o investidor/patrocinador.

Você não tem que implorar ajuda e sim mostrar ao patrocinador que é interessante para ele associar seu nome à sua marca e ao seu produto. O clube não está pedindo patrocínio e sim vendendo espaço de publicidade que será realizada através dos espaços no uniforme do clube. no estádio e local de treino, além de redes sociais e de tantas outras formas que podem ser feitas.

É importante repetir e completar que no primeiro ano serão os patrocinadores modestos. Se os modestos gostarem de como o time rendeu você terá a fidelidade deles e gerará interesse de outros e assim a coisa começa a caminhar. De início QUASE no "zero a zero" (investimento = retorno), pois dificilmente se lucra com futebol feminino de cara, nos primeiros anos.  Porém, olhando de outra forma o investimento fica favorável ao clube, pois ao investir no futebol feminino, alcançar resultados, atrair patrocinadores o clube gera uma mídia espontânea sobre a sua marca (seu nome).

O time de futebol feminino será sempre associado ao nome do clube que defende, então isso é um excelente retorno ao clube que ganha mídia espontânea e visibilidade em jornais, revistas, mídias sociais, e em diversos veículos de comunicação. E se o clube fosse calcular quanto teria que pagar para aparecer tantas vezes na mídia, quanto gastaria?

Mídia espontânea é um dos parâmetros mais utilizados para justificar o retorno de um patrocínio esportivo, onde se consideram todas as inserções (aparições) de uma marca em veículos de comunicação, sem que se pague diretamente por isso.

Em resumo: Futebol Feminino dá retorno sim e é uma excelente ferramenta de marketing para um clube de futebol se seus dirigentes pensarem e prestarem atenção no que estão fazendo. Essa imagem do futebol feminino tem o poder de alavancar também o futebol masculino da instituição, desde que se faça um trabalho associativo entre masculino e feminino, até porque os clubes precisam começar a pensar no FUTEBOL como um só onde o gênero feminino pode ajudar o masculino, assim como o masculino também pode ajudar o feminino.

Futebol Feminino gera um grande retorno aos clubes, mas nossos dirigentes, muitas vezes "despreparados" enxergam como retorno apenas aquilo que lhes enche os bolsos, também conhecido como dinheiro.

É necessário parar de pensar em GANHAR DINHEIRO e pensar em todas as outras formas de retorno que oferece o Futebol Feminino!

Comentários

  1. Excelente texto Edu, há tempos eu troquei a palavra apoio pela palavra OPORTUNIDADE. Apoio ultimamente ganhou esse significado de "implorar" migalhas, de desculpas também para o fracasso a cada derrota das seleções brasileiras. É como você falou, se apela para um lado emocional demasiado e não é ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM. Ninguém chega com um projeto , um plano de negócio mesmo para o futebol feminino, isso não é só aqui, que o torne um produto viável. É tudo na base , "PELO AMOR DE DEUS ME AJUDE".
    Penso da seguinte forma, é lógico que o esporte rei, tem condições totais de se tornar um grande produto no seu gênero feminino. Esportes com bem menos alcance de mídia conseguiram dá visibilidade , estabilidade financeira e prestigio a seus congêneres femininos, o futebol com um monte de marca consolidada não conseguiria? Agora tem que ter trabalho de médio longo prazo e não ter preguiça. Essa é a questão.

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