Os profissionais do esporte devem formar muito mais do que atletas

Os profissionais do esporte devem formar muito mais do que atletas. Sua função é também educar e formar o caráter dos jovens meninos e meninas com os quais trabalha.

Falando mais diretamente do Futebol, infelizmente muito me preocupo e no feminino ainda mais.

Me preocupo porque as crianças são "avaliadas"e treinadas por profissionais que:

Em primeiro lugar não compreendem e sabem trabalhar de forma a suprir as diferentes características de jovens no que diz respeito as diferentes bagagens motoras de cada indivíduo, taxando algus de "mongolóides", "antas" e "burros" ou rotulando como inadequado/incapaz para a prática do esporte, quando deveriam avaliar cada caso e realizar atividades na tentativa de nivelar ou amenizar estas diferenças.

Em segundo lugar me preocupa a formação moral de jovens que são preparados para serem malandros simulando situações, e mentindo em uma simples saída de bola na lateral ou linha de fundo para se beneficiar em ter a posse da bola quando esta deveria ser de seu adversário. O jovem deveria ser formado não nas malandragens e "jeitinho brasileiro" e sim pela ética e bons costumes sabendo o que é certo e o que é errado, aprendendo a respeitar o próximo e a vencer dando o seu melhor pois assim levará também tudo isso para a vida. A malandragem não faz parte do esporte, ela deveria ser substituída pela inteligência!

Em terceiro vem preocupação com a formação e compreensão psicológica do atleta, tendo então o profissional a função de entender o atleta e os motivos de suas possíveis dificuldades que interferem em seu rendimento e que podem ser causadas por fatores educacionais, sociais ou familiares e aí então após esta análise e compreensão saber a melhor maneira de reverter o quadro e retirar do indivíduo o seu melhor como pessoa antes de querer extrair dele o melhor como atleta.

Analisando estes pontos com os quais me preocupava e talvez hoje me preocupe e questione ainda mais eu pergunto: TEMOS PROFISSIONAIS DE FATO CAPACITADOS PARA TRABALHAR COM ESPORTE E FORMAÇÃO DE ATLETAS?

Infelizmente são raros os casos de profissionais com este perfil.

Muitos questionam e falam em reformulação, profissionalismo e mudança. Mas como mudar se em muitos dos casos estas pessoas que trabalham com o esporte não se preocupam com a formação do indivíduo e de seus valores morais, e as vezes não se preocupam nem com uma formação esportiva de qualidade?

Muito que se dizem "profissionais" erram em diversos pontos exatamente por se esquecerem ou por não saberem do real papel do profissional do esporte na formação do atleta como um todo.

Para uma evolução precisamos de humildade, percepção da necessidade de aprender mais a cada dia e a compreensão do que significa ser profissional do esporte.

Assim como temos mais jogadoras do que atletas, sem dúvida alguma temos mais pessoas que trabalham no esporte do que de profissionais do esporte. E O CONCEITO GERAL DO TEXTO VALE PARA AS MAIS VARIADAS MODALIDADES.

Mas, como de costume, só acho...

Comentários