- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A insatisfação no trabalho é um grande problema que afeta milhares de pessoas em todo o país e no mundo.
O funcionário insatisfeito pode utilizar a insatisfação como combustível para aprender, crescer e até criar ações ou projetos que solucionem problemas dentro do setor/empresa. PORÉM, o mais comum é que as pessoas insatisfeitas passem a render cada dia menos.
Na maioria dos casos, a pessoa insatisfeita deixa de enxergar as oportunidades e passa a ver somente os problemas e então passa a apontá-los diariamente. E quando você apenas aponta problemas, sem tentar solucioná-los ou sem enxergar neles oportunidades, você deixa de crescer. Você involui e se torna O CHATO DA EMPRESA.
Os sintomas são clássicos:
1- o seu salário que é menor que o de todo mundo;
2- você trabalha mais que todos e não é reconhecido;
3- tudo para você é mais difícil;
4- ninguém te compreende;
5- você tem sempre razão.
A verdade é que a insatisfação faz com que você trabalhe menos do que muitas pessoas ao seu redor porque está preocupado demais em apontar problemas e achar erros para justificar sua insatisfação. E as vezes isso é algo inconsciente. Você nem percebe que está fazendo.
Escrevo isso com grande conhecimento de causa, pois trabalhei por 5 anos em uma empresa em que eu poderia ter aprendido mais, me desafiado mais, mas preferi apontar os problemas e esqueci de cuidar da evolução do profissional Eduardo Pontes. A empresa tinha sim muitas coisas questionáveis no seu modelo de gestão, porém tinha muito conhecimento que eu poderia extrair e me fazer crescer, mesmo com as limitações nas questões de aprendizado do setor por conta do trabalho mecânico e osmótico.
Sabe o que aconteceu? Apenas fui visto como um reativo, "reclamão" e insatisfeito. E sim, eu era assim. Crescia profissionalmente, mas não tanto como poderia. Na verdade, nem de longe crescia o que poderia crescer.
Mas são coisas que somente o tempo pode nos mostrar e a maturidade nos torna capaz de enxergar os erros cometidos no passado. Mas se você está aqui, lendo este texto, FIQUE ATENTO!
Hoje, sou um outro profissional e aprendo absurdamente mais do que eu aprendia na empresa anterior. E os problemas? Eles continuam lá, pois toda empresa os tem, mas eu mudei o foco e a atitude.
Dediquei alguns minutos da minha manhã para escrever sobre isso porque vejo, diariamente, pessoas que preferem culpar a empresa e o trabalho por sua insatisfação e improdutividade.
A insatisfação não é culpa exclusiva da empresa, é mais um problema seu e que você tem que solucionar.
Aprendi com o tempo que, se em um determinado momento você pesar "a insatisfação x a satisfação" e a insatisfação for maior do que sua motivação, então, é chegada a hora de mudar de ares.
Porém, buscar uma empresa ou emprego novo não é tão fácil, porque quando estamos insatisfeitos deixamos de evoluir já há algum tempo e nossos conhecimentos técnicos/profissionais podem não ser suficientes para abrir novas portas para você no competitivo e dinâmico mercado de trabalho.
Se você está desmotivado, então é hora de avaliar:
1- Você tem feito realmente tudo que poderia no seu trabalho?
2- Você olha mais para o trabalho dos outros do que para o seu?
3- Você tem aproveitado as oportunidades que aparecem, ou você não enxerga nenhuma oportunidade?
4- Quando você acorda você pensa "nossa, tenho que ir pra empresa de novo..." e trabalhar lá já é "um fardo"?
5- O seu salário é sempre motivo de reclamação porquê você acha que ganha menos que todos?
6- Que diferencial você tem, o que de especial você faz, para que receba um aumento ou seja promovido na empresa?
Dependendo das suas respostas SINCERAS, provavelmente está na hora de você buscar novos rumos e horizontes para a sua vida profissional, o que pode ocorrer dentro da própria empresa, mas provavelmente se torne muito mais fácil de buscar fora dela.
O problema não está na sua empresa e sim em como você age e em como enxerga as oportunidades. Oportunidade existem em todo lugar e a todo momento, mas nem sempre estamos receptivos e então não as enxergamos, principalmente se olhamos mais o trabalho dos outros e focamos menos em nós mesmos e no trabalho em si.
Quem se desmotiva e deixa este sentimento vencer seu ímpeto de crescimento, deixa de ver tudo ao seu redor e deixa de olhar de forma crítica e construtiva para o próprio trabalho.
Então, NÃO DEIXE A SUA INSATISFAÇÃO SER MAIOR QUE SUA MOTIVAÇÃO.
E se realmente estiver desmotivado ao ponto de questionar as coisas que exemplifiquei aqui neste texto, é hora de se reinventar e buscar novos ares.
A sua insatisfação, se mau administrada, apenas lhe levará até a porta da rua e só então você vai entender que ser mandado embora foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida, pois só assim você voltará a crescer em outro trabalho e empresa e verá que o problema, a todo tempo, era você!
Bom dia a todos e ótima semana!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!