O nível técnico do futebol feminino está regredindo

Nas últimas edições  do Campeonato Brasileiro bem como em competições estaduais pelo Brasil tem-se observado uma involução técnica de muitos times, inclusive renomados da modalidade.

Erros técnicos se repetem incessantemente, e o que mais preocupa é que em muitos clubes, ano após ano,  os erros técnicos e táticos são exatamente os mesmos.

A modalidade não conseguirá atrair público,  interesse e investimento se não se preocupar com a qualidade do produto ofertado.

Onde estão os treinadores que não enxergam os erros?

Será que as atletas não tem senso crítico sobre suas atuações individuais e coletivas?

Alguns jogos são duros de assistir até mesmo para quem ama e acompanha a modalidade e o jogo tem se tornado cada vez menos interessante.

O futebol precisa ser bem jogado e as jogadoras precisam dominar os fundamentos básicos do futebol, afinal, em um país historicamente machista, o telespectador não vai ficar com a TV no mesmo canal se não estiver vendo uma boa apresentação e o futebol mal jogado ainda o fará reafirmar o conceito de que mulher não sabe jogar ou que futeboo feminino é ruim.  Não se trata apenas do machismo mas também da midia e entretenimento, onde o potencial conaumidor não dedica seu tempo a assistir um espetáculo ruim.

O consumidor que assiste um jogo ruim de futebol feminino dificilmente dará outra oportunidade à modalidade até porque, mesmo que ele dê a oportunidade a probabilidade delê assistir outro jogo desinteressante e de nível técnico baixo infelizmente é muito grande.

É preciso ter consciência de que ao menos 75% da atenção de quem assiste está na qualidade do jogo.

É preciso ter consciência também de que as atletas tem grande responsabilidade sobre esse fator pois devem, acima de qualquer outra pessoa,se cobar,  se doar, treinar o máximo possível para que no que lhe compete dentro das 4 linhas, beire a perfeição.

Infelizmente ainda temos muitas jogadoras e raras atletas assim como temos muitos técnicos e poucos treinadores.

E não adiantará de nada investimentos, espaço na midia, jogo na TV se continuarios a apresentar um futebol ruim de assistir, com visão de jogo limitada e rara inteligência em campo.

A cultura do país e a má gestão da modalidade são responsáveis por muitos dos problemas enfrentados pela modalidade,  mas a culpa também é muito grande de quem faz ou deveria fazer o espetáculo dentro de campo.

Jogadora bater no peito e gritar que é a tal, treinador dizer que é o melhor, preparador dizer que seu trabalho é superior, tudo isso é fácil!  Já mostrar dentro de campo que estão com razão no que afirmam, está cada dia mais difícil.

O futebol é muito mais do que vem sendo apresentado nos últimos anos no Brasil e podemos até entender algumas coisas devido toda a dificuldade que sempre passou a modalidade, mas já passou da hora de pararmos de utilizar os problemas da modalidade como desculpa da nossa falta de interesse em fazer melhor dentro de campo todo dia.

Mas como sempre,  só  acho...