MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL - É HORA DE ARRISCAR E ACERTAR

Ao contrário do que se vê em alguns países como os Estados Unidos, o desporto de alto rendimento, desporto escolar e o desporto universitário são pouco valorizados no Brasil. 

Na verdade, os profissionais do ramo de marketing ainda engatinham no quesito desporto e marketing esportivo e isso prejudica o esporte de uma forma geral.

Infelizmente a grande maioria das instituições, seja de ensino, empresas, marcas, etc,  não sabem que valores o desporto pode agregar à sua imagem.

Recentemente foi veiculada uma matéria na TV aberta do Rio de Janeiro, mostrando o investimento que o colégio Santa Mônica realizou para ter uma equipe forte e competitiva. O investimento consistiu em dar bolsa de estudos no valor de cem por cento a um(uns) atleta(s).

Para muitos isto parece um gasto desnecessário, porém a instituição em questão se tornou nos últimos anos uma referência no desporto estudantil por ter bons atletas e, principalmente, por dar a eles estrutura para que se trabalhe e obtenha-se resultados.

Pesquisas comprovam que as empresas que tem sua imagem associada ao desporto são mais facilmente lembradas em pesquisas de opinião.

Ao ler sobre investimento em desporto, muitos se perguntam: E daí? No que isso é importante para as instituições de ensino? No que isso é importante para uma marca ou empresa?

A resposta é simples: As instituições que investem em desporto e estrutura para a prática esportiva de alto rendimento tem como retorno a tão desejada VISIBILIDADE.

Investir no desporto é uma forma de rejuvenescer a marcar/logo da instituição, agregar valores e sentimentos relacionados ao esporte, atrair investidores. No caso das instituições de ensino, também atrair novos alunos e promover socialização e interação dos alunos da instituição e também de terceiros.

O desporto é e será uma ferramenta cada vez mais importante como plataforma de Marketing no país nos próximos anos, mas para gerar frutos é necessário que os interessados abram os olhos, se interessem em conhecer esta área que é pouco explorada.

Mais do que nunca, este é o momento não só de instituições de ensino, empresas e patrocinadores investirem no desporto, mas também é momento dos profissionais de marketing aprenderem mais sobre o marketing esportivo porque em um país com tantos talentos esportivos é um desperdício e até "ignorância" continuar olhando e vivendo de conceitos ultrapassados por medo de arriscar.

"O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar." - Albert Einstein 

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota." - Theodore Roosevelt

Comentários

  1. Isso vai mudar quando eu fizer minha pós em Marketing! hehe!
    Ótimo post, querido! Como sempre...

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dudu! Os posts e o blog estão show de bola. Obrigado pelo comentário no blog... É os ventos bons começaram a soprar na colina, e de mansinho estamos nos ajeitando na tabela. Amanhã vou dar uma moral ao seu Fogão...Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião, dúvida ou sugestão! Um abraço, Edu Pontes!