Menos um garoto em caminhos tortuosos - E o responsável é O ESPORTE.


Esses dias andei vendo alguns filmes como: "Coach Carter: Treino para a vida" e "A gangue está em campo", dois filmes relatam o lado social e a transformação que o esporte, por meio de suas regras e a interação proporcionada, pode fazer na vida de uma pessoa que as vezes precisa de um ponto de apoio, um incentivo ou uma orientação.


Já vi muitos casos de pessoas que tiveram a oportunidade de praticar o esporte e isso os fez mudar e escolher um outro caminho diante das possibilidades ruins que "a vida" oferece.

Hoje um menino que vi crescer e que estava começando a seguir por estes perigosos caminhos veio até minha pessoa para conversar e agradecer.

Ele veio me dizer que estava jogando basquete na escola (esporte que eu já tinha o aconselhado a praticar) e que está gostando muito de conhecer as regras e trabalhar em equipe. Além disso está mais aplicado nos estudos, com boas notas e isso me fez extremamente feliz e satisfeito, pois nota-se a mudança de postura, de comportamento e até mesmo a forma de falar e o vocabulário de hoje em relação ao que ele costumava utilizar quando conversávamos e eu lhe dava conselhos e alguns puxões de orelha. Eu credito esta mudança AO ESPORTE!

Lhe dei muitos outros conselhos, me coloquei à disposição para conversar e o incentivei a buscar a prática do esporte em um centro esportivo próximo de onde moramos, até pelo fato de ser um menino de 14 anos e cerca de 1,84m de altura, podendo crescer ainda mais.


Além de achar que ele é capaz e pode ser tornar um bom atleta, acho que o esporte ainda pode lhe ensinar muito  por toda a disciplina que o mesmo exige.

Quantas pessoas como esse garoto podem ser salvos de caminhos sombrios e tortuosos? Não perdemos apenas atletas! A maior derrota está em ver que perdemos, não pessoas e sim, muitas vidas porque não temos um planejamento em relação à educação de nossas crianças.

Para melhorar, precisamos educar e acho que o esporte é uma das melhores ferramentas de socialização e interação social que temos hoje.


Comentários