Desvalorização de Ronaldinho Gaúcho - O reflexo de uma imagem mal cuidada

Falar para atletas, seja de qual for a modalidade, sobre imagem e conduta dentro e fora do seu ambiente de trabalho desportivo é sempre complicado.

Na verdade escrever que acaba se tornando complicado, afinal texto é algo que pode variar da interpretação de cada um em determinados pontos, então falar frente a frente/conversar se torna mais produtivo e compreensível.

Falando sobre imagem e a importância de cuidar dela, ser assessorado(a), ter a carreira gerenciada, temos um exemplo fácil de observar.

O caso Ronaldinho Gaúcho!




O atleta, por sua culpa e de seus assessores no que diz respeito a falta de cuidado com sua imagem, teve nos últimos 6 anos uma desvalorização de sua marca (nome/imagem) de 87%. Seu valor de mercado era próximo de € 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de Euros) em 2006 e hoje, em 2012, está perto do valor de €15.600.000,00 (quinze milhões e seiscentos mil Euros).


A desvalorização se deu por seu nome e imagem, cada dia mais estar sendo associado a festas, confusões, mulheres, polêmicas, e enquanto isso acontecia em larga escala, seu futebol vinha caindo de qualidade e rendimento de forma proporcional!

A imagem pode levar um atleta ao "céu", mas também pode levá-lo ao "inferno"! Tudo depende dos cuidados que são tomados, ou não, em como o atleta é visto e isso faz uma enorme diferença.

No começo da carreira o atleta pode não se preocupar muito por estar no auge e por seu desempenho sobressair às criticas, mas quando a curva de desempenho entra na fase de declínio a imagem é um fator determinante para o fim de carreira e o pós carreira saudável e com boas oportunidades.

Comentários