Futebol Feminino: Meu ponto de vista.

 brasileiro precisa de reformulação desde a preocupação com a base, a forma como o trabalho é feito e perfil dos profissionais! O planejamento de longo prazo se torna totalmente necessário!

Se não temos um trabalho de excelência na base, como queremos pensar na medalha de ouro?

É na base que estimulamos o raciocínio, observação, a disciplina tática, conhecimento da posição e trabalhamos massivamente os fundamentos e outros aspectos físicos e cognitivos! 

Temos muitas jogadoras adultas de qualidade que poderiam ser ainda melhores se tivessem sido bem trabalhadas na base, e temos muitas jogadoras na base que estão deixando de evoluir mais por falta de trabalho adequado. Até quando permitiremos isso?

Temos potencial pra ganhar medalhas de ouro sim, mas por quanto tempo? Estamos formando uma base pro futuro? Pensar a médio e longo prazo se faz necessário para se manter no topo! Não basta alcançar o lugar mais alto, temos que nos manter nele e querer não sair de lá nunca mais. E não adianta pensar em curto prazo, a transformação do futebol feminino brasileiro será gradativa! Não se mudam 40 anos em 5 minutos.

Devemos lembrar também que as jogadoras precisam receber em dia, ter boa estrutura, ter respeito e reconhecimento pelo trabalho que realizam! As entidades de administração e de prática desportiva devem cumprir com suas obrigações no que se diz respeito ao vínculo empregatício das atletas! Todos tem direitos e deveres e precisam cumpri-los! Quem não cumprir deve ser punido!

Clínicas de técnicos, preparadores físicos, de goleiras e afins também são necessárias para mudar a forma de pensar e a forma de trabalhar. Não adianta focar só na evolução das atletas, afinal a modalidade só crescerá por completo se os seus profissionais também estiverem capacitados e tiverem domínio de suas funções.

Devemos parar de criar "super talentos" precoces! Aparece uma atleta boa e ela logo recebe um status de estrela! Será que ela é madura suficiente pra isso? Será que está cercada de profissionais para aconselhá-la e auxiliar em seu crescimento como pessoa e atleta para que ela suporte a pressão e responsabilidade de ser uma "estrela"? As fases do desenvolvimento devem ser respeitadas!

É preciso também observar de perto a forma de trabalho de clubes e a forma como as federações tratam o , e quando digo perto é bem de perto mesmo! Só assim seremos capazes de corrigir e fazer a modalidade crescer em todo território nacional, além de observar os profissionais e as atletas.

Para esse crescimento é preciso de pessoas sérias, comprometidas com a modalidade e que queiram trabalhar para o desenvolvimento do desporto e não somente para o seu crescimento pessoal. O trabalho do profissional precisa ser visto através do time e atletas que comanda, e aí ele cresce junto, e não o contrário! Não estou dizendo que não temos profissionais sérios, apenas que precisamos vigiar mais, observar mais e focar na modalidade!

Federações e a Confederação não precisam ter vergonha de pedir/aceitar apoio para crescimento da modalidade! O ego deve ficar de lado! Afinal não é o nome de A, B ou C que deve crescer! Quem deve crescer é o  e ai todo mundo sai ganhando! Deveria ser bem simples!

E para crescer precisamos de organização! Não adianta querer mídia acompanhando a modalidade se ela não é organizada! É a organização que atrai a mídia e investimentos, e não o contrário!

E pra finalizar meus pontos de vista por agora, eu afirmo: EU ACREDITO NO !

Eu nunca serei pessimista com o ! O potencial que temos é claro, só precisa ser trabalhado!

Não sou o senhor da verdade! Não sei de tudo e ainda tenho muito a aprender, mas acredito que algumas coisas são básicas e necessárias! Não estou preocupado comigo, só quero somar e ajudar de algum modo ao futebol feminino! 

Comentários