Futebol Feminino: A evolução não é impossível, apenas dá trabalho!


Dizem que o futebol feminino é algo que não está na cultura do Brasileiro!

Sinceramente, acho uma bobagem dizer isto, afinal há alguns anos ninguém dava atenção para uma copa de juniores como se dá hoje em dia, por exemplo.

A cultura é mudada a partir do momento que se acredita numa idéia e trabalha para transformá-la em realidade!

Com o vôlei foi assim, então por que com o futebol feminino não seria?

O maior problema é a falta de querer mudar que temos vinda daqueles que deveriam querer ver o FUTEBOL evoluir, sem pensar no gênero masculino ou feminino!

Como pode-se afirmar que algo não daria certo se quem deveria nunca tentou fazer, e também não tem interesse que façam?

Será que existe o medo de ver o futebol feminino se tornar mais família e mais atrativo do que o "poderoso" (e decadente) futebol masculino, ou de simplesmente crescer?

Tenho convicção de que se investirem no futebol feminino, ele vai alcançar patamares jamais imaginados! Claro que a mudança necessita vir desde a base, passando pela preparação, avaliação e escolha dos profissionais, organização e planificação, definição de objetivos, etc.

A evolução não é impossível, apenas dá trabalho, assim como tudo na vida! 

Não se constrói uma casa apenas com o pensamento e olhando para as ferramentas e materiais de construção à espera de que eles se movam! Você tem que ir lá, cavar a fundação, encher com concreto, deixar o alicerce pronto para levantar as vigas, as paredes, a laje, colocar o telhado e depois você vai arrumando as janelas, a porta, as instalações elétricas, os pisos, etc, até a casa ficar pronta!

É necessário respeitar fases, seguir o processo e depois ir dando os retoques finais, lidando com os imprevistos, com uma coisinha aqui e outra ali que você vai melhorando aos poucos! A casa não fica pronta de uma hora para a outra!

A NBA, o Vôlei Brasileiro, o Futebol bonito e bem jogado do Barcelona... nenhuma destas coisas aconteceu do dia para a noite, mas aconteceu porque tiveram pessoas dispostas a fazer dar certo, a investir na ideia, avaliar, reavaliar e chegar até onde eles queriam!

E baseado nisso e pelo que vejo de interesse que hoje existe no brasil por atletas e por pessoas, o futebol feminino tem tudo pra ir em frente e crescer, porque existem pessoas interessadas em fazer dar certo! Existem pessoas interessadas em atrapalhar? Eita, como tem! Mas não tem problema, quando existe foco e força de vontade a dificuldade se transforma em combustível para seguir em frente com mais vontade e mais dedicação do que quando se começou.

Esperança na mudança! Mais que isso: CRENÇA de que ela virá! Mas lembrem-se: Nada muda da noite para o dia!

Não falo por uma instituição, um órgão ou por pessoas... falo pelo que eu vejo, pelo que eu acredito, pelo que eu penso e pelo que eu vou lutar! Ah, e como vou! Falo por mim e tomo a liberdade de falar por uma modalidade, por milhares de mulheres de todas as raças, classes, crenças e credos. EU ACREDITO! 

E é assim que eu acordo todos os dias, agradecendo a Deus por poder ter mais um dia para passar a vocês o que eu sinto e o que eu penso, e poder fazer algo, por mais que seja pouco, mas que de alguma forma ajude no que eu acredito: O Futebol Feminino.

O humanidade não acreditava na invenção do telefone, não acreditava que um dia o homem poderiam pisar na lua, viajar pelo espaço e até duvidava-se de que seria possível falar em vídeo conferência com uma pessoa a milhares de quilômetros de distância de você. 

E tudo isso foi e hoje é possível, não é? E assim como tudo isso se tornou real,  o futebol feminino também alcançará o espaço e lugar que merece! 

E aí, para desespero de uns e alegrias de muitos, nunca mais sairá de lá! 

Comentários