Pular para o conteúdo principal

Futebol Feminino: EUA e Suécia dominam rivais

(FIFA.com) Terça-feira 4 de junho de 2013EUA e Suécia dominam rivais

© Getty Images
Os clubes cederam espaço às seleções numa semana em que diversas participantes da próxima Eurocopa deram início à preparação para o torneio que será disputado na Suécia no mês que vem. A França impressionou com uma goleada sobre a Finlândia, encerrando um longo período sem vitórias. Vale lembrar que as francesas estão entre as favoritas ao título continental
Já o país-sede segue em clima de otimismo depois que a seleção sueca venceu a Noruega de virada. Para os torcedores da Islândia, porém, as notícias não são muito boas: a equipe voltou a perder, desta vez contra a EscóciaDo outro lado do Atlântico, as americanas levaram a melhor no mais recente capítulo da rivalidade com as vizinhas do Canadá. O FIFA.com resume as novidades do mundo do futebol feminino.
Campeãs olímpicas derrotam arquirrivais
Com dois gols de Alex Morgan na etapa complementar e um de Sydney Leroux nos acréscimos, os EUAvenceram o Canadá por 3 a 0 no sempre acirradíssimo clássico norte-americano. Diante dos 22 mil torcedores que lotaram o estádio em Toronto, as anfitriãs da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2015 jogaram de igual para igual com as americanas até a metade do segundo tempo. Este foi o primeiro encontro entre os dois países desde a épica semifinal do Torneio Olímpico de Futebol Feminino dos Jogos de Londres 2012, vencida no sufoco pelos EUA. A atacante Abby Wambach, atual Jogadora do Ano da FIFA, comemorou 33 anos de vida dando o passe para dois gols no amistoso, que foi disputado no quadro das celebrações do centenário da Federação Americana de Futebol.
Virada sueca no dérbi escandinavo
Suécia conquistou uma importante vitória por 2 a 1 diante da Noruega, enchendo-se de moral para sediar a Euro 2013 em julho. As donas da casa foram surpreendidas na cidade de Linkoping pela jovem Ada Hegerberg, que abriu o placar para as norueguesas no início da partida, mas Lotta Schelin e Marie Hammarstrom garantiram a virada. O resultado agradou as suecas, que haviam perdido da equipe escandinava na decisão do terceiro lugar da Copa Algarve, em março. "Está ficando cada vez melhor e muito interessante no ataque, independentemente de quem joga no setor", comentou a sorridente treinadora da seleção sueca, Pia Sundhage.
Francesas se reconciliam com a vitória França encerrou uma inesperada série de sete empates consecutivos goleando a Finlândia por 3 a 0 na cidade de Valenciennes. Marie-Laure Delie balançou as redes duas vezes e Gaetane Thiney anotou o terceiro das francesas, que, a exemplo das adversárias escandinavas, estão entre as principais candidatas à taça na próxima Eurocopa. O técnico da equipe gaulesa, Bruno Bini, foi o primeiro a anunciar a lista de convocadas para a Suécia 2013. A experiente capitã Sandrine Soubeyrand disputará o torneio continental pela quinta vez, enquanto 12 das 23 jogadoras atuam pelo Lyon, atual campeão nacional.
Islândia tropeça outra vezOutra seleção do norte da Europa que se decepcionou foi a Islândia, derrotada por 3 a 2 ao receber aEscócia na capital Reykjavik. As comandadas do técnico Sigurdur Eyjolfsson amargaram diversas derrotas ao longo dos últimos meses da preparação para a próxima Eurocopa. As escocesas, que por muito pouco não garantiram presença no torneio continental, abriram 3 a 1 nos primeiros 33 minutos de jogo. A jogadora que acabou selando a vitória foi Emily Thomson, que comemorou o seu primeiro gol pela seleção escocesa.

Comentários