Futebol Feminino - Seleção Brasileira Sub-20 se despede do mundial

A seleção sub 20 se despediu do mundial do Canadá sendo derrotado para a Alemanha.

Eu não me surpreendo com o resultado final por tudo que conhecemos da falta de estrutura de base no futebol feminino brasileiro, parabenizo as atletas e grupo pelo empenho mas deixo claro a todas que espero que aproveitem a oportunidade para refletir e melhorar ainda mais e aprender a avaliar e questionar tudo que é "empurrado" pra vocês de qualquer jeito.

Vexame? Vergonha? Das atletas e dessa seleção aí? DE FORMA ALGUMA! 

Vergonha sim pela estrutura que o país oferece à modalidade, pela gestão ruim dos clubes, pela postura da grande maioria daqueles que se acham profissionais da modalidade mas se preocupam apenas com seus trabalhos e seus umbigos.

Dos desvios de verba, do assédio moral e sexual dentro do futebol feminino, da troca de favorzinhos... disso tudo que eu tenho vergonha!

Os problemas não são de agora, a grande maioria sabe ou entende boa parte do que deve ser necessário para mudar os resultados. Que as pessoas da modalidade se unam para brigar pelo que é justo e gastem nisso a mesma energia que usam para tantas outras coisas. Mas que façam sem esperar nada em troca e pensando no futebol feminino e só!

"Brasil eliminado de goleada igual ao masculino na Copa".

Essa é a frase que canso de ler e que ainda muito vou ouvir.

Pena que as emissoras de Tv e veículos de comunicação, e várias pessoas, que nada sabem do nosso futebol feminino irão querer comparar os resultados da principal masculina e sub 20 feminina.

A situação é incomparável! A estrutura de base masculina no Brasil, apesar de toda dificuldade ainda é MUITO MELHOR do que a estrutura de base feminina. Além disso jogadores da masculina adulta ganham até 5 milhões de reais por mês de salário enquanto meninas mal tem clubes, campeonatos, não tem contratos e recebem ajudas de custo inferiores a um dia de trabalho de qualquer jogador profissional.

O resultado de 5 x 1 diante de uma forte Alemanha é apenas reflexo da importância que o Futebol Feminino tem aqui no Brasil e de como ele é gerenciado. 
Enquanto a Entidade de Administração do Futebol Brasileiro acreditar que não tem responsabilidade na gestão da modalidade como um todo e pensar apenas na gestão das suas seleções, perderemos de 5 x 1 muitas e muitas vezes ainda. Me pergunto, até quando?

Queria que os meios de comunicação perguntassem ao presidente da CBF qual o planejamento da entidade para mudar a realidade do futebol feminino no Brasil, uma vez que as principais federações nacionais de futebol no mundo se preocupam com o esporte como um todo e não apenas com suas seleções.

Comentários