Elogiamos cedo demais a transmissão de jogos do Brasileiro Feminino no Twitter

Imagem ilustrativa. Fonte: Google
Todos que acompanham futebol feminino estavam muito felizes com a notícia do acordo de transmissão de jogos de futebol feminino do Brasileirão pelo Twitter, acordo firmado entre a CBF e a plataforma, mas acho que a alegria veio cedo demais.

Já na primeira rodada do Brasileirão 2019, houveram relatos de que equipes tentaram transmitir suas partidas via facebook e não conseguiram pois tiveram a transmissão derrubada por não deterem o direito de transmissão, então se a exclusividade entre CBF e Twitter não permite que as equipes transmitam seus jogos, a coisa muda de figura.

A exclusividade que esperávamos era de, o clube que tivesse seu jogo transmitido naquela rodada, não poderia abrir live e transmitir por contra própria em redes sociais, pois caberia exclusivamente ao twitter realizar essa transmissão na conta do @BRfeminino.

A modalidade e os clubes mais perdem do que ganham com essa situação, afinal com as facilidades de transmitir uma partida via rede social como o facebook, seria possível termos até 4 jogos por fim de semana sendo transmitidos e na atual situação, em teoria, temos somente 1.

Da forma como está hoje, muitas equipes e apenas um jogo por rodada no twitter fará com que muitas equipes sequer tenham a oportunidade de aparecer e de fazer seus patrocinadores/investidores aparecerem também, mesmo que seja para seu público local. 

Me recordo que na época em que o Brasileirão Feminino tinha transmissão pela TV FECHADA e os jogos eram mal escolhidos, o que favorecia alguns clubes que acabavam tendo muito mais jogos transmitidos do que os demais e isso gerava desconforto e reclamação por parte das demais equipes.

CORINTHIANS: 2 RODADAS, 2 JOGOS TRANSMITIDOS

Corinthians terá o segundo jogo transmitido em 2 rodadas.
Pela segunda rodada consecutiva o Corinthians será o clube com jogo transmitido. Talvez, se a
escolha da primeira rodada tivesse sido outra, não ocorreria de uma equipe ter duas vezes seguidas um jogo transmitido pela plataforma, e curiosamente a segunda transmissão de jogos realizados no estado de São Paulo.

Que fique bem claro que não questiono aqui o jogo em si, tão pouco o fato do jogo ser no estado de São Paulo ou ser o jogo do Corinthians, porque é um clássico e uma grande partida (entre Corinthians e Santos) que merece sim ser transmitido. O que questiono é uma possível falta de bom senso de quem "pensa" as transmissões.

É necessário se preocupar em oportunizar a transmissão de equipes diferentes de modo que o máximo possível de times ou todos eles apareçam. São tantas partidas por rodada que possivelmente poderíamos transmitir algumas sem repetir nenhum clube durante pelo menos 3 ou 4 semanas.

As esquipes precisam mostrar a seus patrocinadores e investidores que elas estão aparecendo. É importante para o clube, investidores e também para as atletas que sejam vistos.

Esperemos que os envolvidos se atentem às necessidades da modalidade, se preocupem com a representatividade de todos os clubes e também revejam as questões de transmissão com exclusividade.

Questionamos sim, até porque desconhecemos os pormenores desse acordo em relação a valores, se existe uma exigência de partidas ou times a serem transmitidos, se do valor do contrato é revertido em partes iguais a todas equipes, etc etc etc. Seria legal, inclusive, se esses detalhes fossem divulgados.

Acredito que esses pontos precisam ser repensados sobre as transmissões:
  • Olhar bem a tabela e definir com antecedência qual jogo transmitir pois deve ser uma ação pensada visando o bem e oportunidade à todas as equipes;
  • Evitar ao máximo repetir jogos de um mesmo clube por pelo menos 3 rodadas;
  • Permitir transmissões em live dos demais clubes, exceto se a transmissão dessa partida estiver ocorrendo como jogo da rodada no twitter;
  • Transmitir partidas que acontecem em outros estados e não ficar "estruturado" exclusivamente em São Paulo;
  • Tentar melhorar o acordo de transmissão do Twitter e permitir ao menos 2 jogos oficiais por fim de semana feito pela plataforma, sendo uma partida do sábado e outra do domingo.

Comentários